AVALIAÇÃO CLÍNICA OCUPACIONAL (ANAMNESES E EXAME FÍSICO)
Admissional - Deve ser realizado antes que o empregado assuma suas atividades.
Demissional - O exame clínico deve ser realizado em até 10 (dez) dias contados do término do contrato, podendo ser dispensado caso o exame clínico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos:
135 (centro e trinta e cinco) dias, para as organizações graus de risco 1 e 2;
há menos de 90 (noventa) dias, para as organizações graus de risco 3 e 4.
Periódico - Exames realizados anualmente de acordo com a função e riscos de exposição. Seguindo a periodicidade definida no PCMSO.
Retorno ao Trabalho - Deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
Mudança de Risco Ocupacional- Deve ser realizado antes da data da mudança, adequando-se o controle médico aos novos riscos.
Dispomos de uma estrutura completa para realização dos Exames Clínicos e Complementares, proporcionando aos nossos clientes conforto e agilidade operacional.
Entre em contato conosco e confira os Pacotes Especiais para Empresas com Atendimento In Company, onde realizamos o atendimento com data e horário marcado para facilitar seu dia a dia.
Os exames são de elevada importância para evitar casos de doenças laborais.
Conheça alguns exames complementares e por que sua indicação.
ACUIDADE VISUAL
Indicação: Prevenção de acidentes do trabalho; maior eficiência no trabalho e detectar precocemente problemas relacionados ou não com o trabalho, orientando medidas terapêuticas e preventivas.
AUDIOMETRIA TONAL OCUPACIONAL
Indicação: Visa prevenir o surgimento e/ou agravamento da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados e a conservação da saúde auditiva dos trabalhadores.
ÁCIDO HIPÚRICO
Indicação: é empregado na monitorização biológica de trabalhadores expostos ocupacionalmente aos solventes.
ÁCIDO METIL HIPÚRICO
Indicação: é empregado na monitorização biológica de trabalhadores expostos ocupacionalmente aos solventes.
HEMOGRAMA Completo com contagem de plaquetas
Indicação: é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença.
ESPIROMETRIA
Indicação: Visa prevenir o surgimento e/ou agravamento de patologias pulmonares
Raiox de TÓRAX (PA) PADRÃO OIT
Indicação: Visa prevenir o surgimento e/ou agravamento de patologias torácica pulmonares.
Raio x de COLUNA LOMBO-SACRA
Indicação: Visa prevenir o surgimento de modificações de eixo da coluna, lesões ósseas e perda de cartilagem.
GLICEMIA
Indicação: Prevenção de acidentes do trabalho para atividades perigosas. O exame de Glicemia avalia o teor de açúcar no sangue, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças como a Diabetes e a Hipoglicemia. Profissionais com alterações na glicemia podem apresentar diversos tipos de mal-estar, aumentando o risco de acidentes do trabalho.
ECG - Eletrocardiograma
Indicação: Exame cardiológico do funcionário que visa avaliar aptidão para a função e prevenção de acidentes do trabalho.
EEG - Eletroencefalograma
Indicação: Exame neurológico que avaliar aptidão para a função e prevenção de acidentes do trabalho.
AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL
Indicação: A avaliação é um procedimento que visa avaliar - no sentido de analisar, compreender, esclarecer - a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.
NÍQUEL URINÁRIO
Indicação: Controle de monitorização biológica a exposição a níquel.
COBRE URINÁRIO
Indicação: Controle de monitorização biológica a exposição a cobre.
URÉIA
Indicação: A dosagem da ureia no sangue é utilizada para avaliar a função renal, ou para confirmar e/ou avaliar a evolução de uma patologia que afete a função dos rins. Ajuda a avaliar a intensidade de uma desidratação.
TRANSAMINASE OXALACÉTICA - TGO
Indicação: Detecção e prevenção de alterações hepáticas decorrentes da exposição a tintas e solventes. O exame de TGO avalia a quantidade de aminotransferase de aspartate no sangue, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças hepáticas.
TRANSAMINASE PIRUVICA - TGP
Indicação: Detecção e prevenção de alterações hepáticas decorrentes da exposição a tintas e solventes. O exame de TGP avalia a quantidade de alanina amino transferase no sangue, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças hepáticas.
FENOL URINÁRIO
Indicação: É um teste útil para avaliar a exposição ao fenol que é facilmente absorvido através da mucosa, pele e excretado pela urina principalmente na forma conjugada. É corrosivo levando à severa ulceração, queimaduras e intoxicações crônicas tais como transtornos digestivos e disfunção do sistema nervoso.
CREATININA
Indicação: Avaliar a função renal, particularmente a forma de excreção de creatinina pelos rins e, por conseguinte, os produtos do metabolismo das proteínas. É também utilizado para controlar a evolução e o tratamento das patologias renais.
ACIDO DELTA AMINO LEVULINICO (ALAU)
Indicação: Controle de monitorização biológica a exposição a chumbo.
TESTE DE ROMBERG
Indicação: Análise do equilíbro corporal, recomenda-se a realização de uma triagem otoneurológica dos funcionários submetidos a trabalhos em altura e com risco de queda, para prevenir que acidentes ocorram.